Sobre a APADP

VISÃO

Valorização humana das pessoas com deficiência profunda.

VALORES

  • Respeito pela dignidade humana em todas as suas manifestações;
  • Centralidade da pessoa, enquanto sujeito único de uma rede de relações;
  • Serviço às necessidades da pessoa com deficiência profunda e da sua família;
  • Responsabilidade e formação humana e profissional dos seus colaboradores.

MISSÃO

Promover, com competência e adequação, o bem-estar e a qualidade de vida da pessoa com deficiência profunda, acompanhando as necessidades específicas dos diversos momentos da sua vida e apoiar as respetivas famílias.

ÓRGÃOS SOCIAIS

A composição dos órgãos sociais foi assegurada até 01.01.2023 por pais de pessoas com deficiência profunda.
Os membros dos órgãos sociais, eleitos para o quadriénio 01.01.2023/31.12.2026, são irmãos de pessoas com deficiência profunda:

Assembleia Geral
Luís Teixeira Rodrigues – Presidente da Mesa
João Ferreira – Primeiro Secretário
Ana Paula Nicolau – Segundo Secretário

Direção
Paula Padrel de Oliveira – Presidente
Lurdes Matos – Vice-Presidente
Susana Paraíso – Tesoureira
Vanda Ferreira – Secretária
Nelson Figueiras – Vogal
Filipe Vicente – Primeiro Suplente
Alexandra Almeida – Segundo Suplente

Conselho Fiscal
Pedro Cebola Temudo – Presidente
Miguel Valente – Vogal
Bertina Bastos – Vogal
Rute Soares – Primeiro Suplente
Ana Paula Pires Soeiro – Segundo Suplente


Na origem da APADP está um grupo de pais unidos pelo desejo e necessidade de proporcionar aos seus filhos com multideficiências e deficiências profundas, condições de vida respeitadoras da sua dignidade, adequadas às suas caraterísticas e condições específicas.

“A escritura foi a 7 de Maio de 1984. mente tenho o horizonte dessa tarde, numa das transversais da Rua Augusta, na porta do 14º Cartório Notarial de Lisboa, com o saudoso amigo Cristovão Colombo de Oliveira a liderar. Está tudo em ordem, chegou a hora. Estão os 22? Não, falta o Manuel Richau – diz a sua mulher, Joana Richau. Está atrasado. Contactado, informou que se tinha esquecido e estava a trabalhar. Tem que vir de imediato, a escritura está feita, só falta assinar. Apelo ao Notário para adiar um pouco a hora, ansiedade…, o Richau chegou, a escritura foi assinada. Descompressão geral…, conseguimos foi o grito…, abraços, parabéns, mais uma etapa foi ultrapassada, a APADP era uma realidade, o horizonte do futuro dos nossos filhos começava aí e não mais parou.” – Pedro Teixeira Rodrigues, sócio fundador.

 

Dos muitos acontecimentos que caracterizam a vida da APADP, assinalamos:

A atividade da APADP iniciou-se no concelho de Lisboa, em janeiro de 1990. Mas à medida que ia crescendo houve necessidade de alargar o seu espaço, uma vez que as instalações cedidas pela Câmara Municipal de Lisboa eram num prédio de habitação social.

07 MAIO 1984 – Constituição da APADP

DEZEMBRO 1989 – Abertura do Centro de Chelas, Lisboa

JANEIRO 1990 – Abertura do semi-internato no Centro de Chelas para 08 jovens

NOVEMBRO 1990 – Abertura do Lar Residencial no Centro de Chelas para 10 jovens

NOVEMBRO 1993 – Primeiro Peditório Anual da APADP

18 MARÇO1994 – Aquisição da Quinta Casal dos Anjos, freguesia de Agualva, concelho de Sintra

1994 – Início das obras de reabilitação da moradia existente na Quinta Casal dos Anjos

1995 – Realização da I Festa Anual da APADP

1995 – Aquisição de terreno anexo à Quinta Casal dos Anjos

JANEIRO 1996 – Com o especial empenho dos sócios fundadores, foi iniciada a construção do atual Centro Cristóvão Colombo de Oliveira

NOVEMBRO 1997 – Conclusão da construção do atual Centro.

2001 – Criação de Espaço autónomo de Enfermaria.

2004 – Aquisição de terreno contiguo à Quinta Casal dos Anjos, para espaço de lazer dos clientes.

Aprofundamento da relação institucional com entes públicos e privados, através do estabelecimento de parcerias que permanecem.

2009 – Execução da estrutura de proteção das entradas e saídas dos clientes.

Aquisição de uma vivenda, para ampliação do Lar Residencial.

2010 até à data:

Consolidação e desenvolvimento da área da Saúde, acompanhando as necessidades dos clientes;

Reforço da área Técnica de apoio aos clientes;

Aquisição de equipamento destinado a aumentar o conforto dos clientes e apoiar os colaboradores;

Requalificação e embelezamento de espaços internos e externos.

Atualmente, o Centro Cristóvão Colombo de Oliveira reúne as duas respostas sociais disponibilizadas pela APADP e todos os seus clientes.